quarta-feira, 23 de novembro de 2011

O Primeiro Missionário.



                Textos de Othon Ávila Amaral, historiador, membro da IB Betel em Mesquita (RJ).
     
      João Jorge de Oliveira (1882-1957) foi o primeiro missionário das igrejas batistas do Brasil em Portugal. Converteu-se na Congregação Batista do Engenho de Dentro/RJ, em 1898, quando tinha 16 anos, ouvindo o vibrante evangelista Pedro Sebastião Barbosa (1858?-1921), decisão confirmada posteriormente após ouvir outro grande evangelista, Florentino Rodrigues da Silva. Estudou nos Estados Unidos, na Universidade de Baylor, e lá foi consagrado ao pastorado. Retornou ao Brasil e trabalhou em Belém/PA como representante da Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira.
     Em 1910, João Jorge de Oliveira chega novamente a Belém e decide visitar a sede da Junta de Missões Estrangeiras, cuja sede estava na cidade de Recife/PE, e cujo Secretário Correspondente era o missionário Salomão Ginsburg. Lá manifesta o seu propósito de seguir para o campo missionário, recebendo total apoio dos membros da Junta. Seguiu para a cidade de Campos/RJ, onde seria realizada a 5ª Assembleia da Convenção Batista Brasileira, e lá representou a Missão do Amazonas.
    Exatamente na noite de 23 de junho de 1911, a Comissão deu parecer sobre Missões Estrangeiras, liderada pelo Pr. William Buck Bagby e coadjuvada pelos pastores Alberto Lessa e José Gresenberg, e recomendou: 1) que os batistas brasileiros continuassem a sustentar o trabalho no Chile; 2) que o irmão João Jorge Oliveira fosse imediatamente enviado para Portugal; e 3) que as igrejas trabalhassem para levantar 10 mil contos de réis, durante um ano, para esta obra missionária urgente e importantíssima.  
    Finalmente aprovado o parecer, e depois da entusiasmada palavra do novo missionário, João Jorge Oliveira, o Presidente da Junta, James J. Taylor, convocou um momento de consagração com imposição de mãos dirigido em oração pelo irmão Ernesto Alonso Jackson. Eram membros da Junta de Missões Estrangeiras: Ernesto A. Jackson, Francis Marion Edwards, James Jackson Taylor (Presidente); Salomão Luiz Ginsburg (Secretário Correspondente), John Watson Shepard, Theodoro Rodrigues Teixeira, Menandro Martins (Secretário Arquivista), Thomaz Lourenço da Costa (Tesoureiro), J. A. Gouveia (Vice-presidente). Antes de seguir para Portugal, João Jorge de Oliveira passou por Garanhuns/PE, onde se casou com Prelediana Frias, pernambucana e filha de portugueses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário